4u2257

“Penhas da Penha” recebem homenagem no quarto dia do Oitavário 60t2m Notícias - Franciscanos Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM 3r4f5y

“Penhas da Penha” recebem homenagem no quarto dia do Oitavário 5z156i

23/04/2025

Notícias

Vila Velha (ES) – O Guardião do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea, ficou surpreso com o número de mulheres que subiram ao palco do Campinho quando convidadas na tarde desta quarta-feira (23/04), quarto dia do Oitavário. A proposta era a de realizar uma homenagem às “Marias da Penha” presentes no Convento para homenagear a “xará”, Padroeira do Estado do Espírito Santo. Eram cerca de uma centena, que concorreram a alguns brindes que foram sorteados e ganharam de lembrança um pequeno coração confeccionado com tecido, brinde de uma fiel devota. Foi uma manifestação eloquente da devoção do povo capixaba pela Senhora das Alegrias transmitida de geração a geração.

O tema deste quarto dia foi “Maria, peregrina do Cuidado”. O cuidado como atitude de atenção e carinho foi destacado por Frei Douglas Machado na reflexão durante o momento devocional. Ele se utilizou de diversas imagens em torno da expressão “cuidado”, no sentido de advertência, alerta ou precaução diante de qualquer situação de perigo. “Quando vemos uma placa com a mensagem ‘cão bravo’ ou ‘alta tensão’, sabemos que ali não podemos colocar a mão, pois há um risco”, explicou. Também destacou o cuidado como uma atenção especial ao que possui grande valor, seja material ou afetivo, e brincou: “Lembro-me que, quando criança, sobre o armário da pia em cada, ficavam as louças do casamento, que nunca eram usadas”, disse, provocando riso entre os fiéis. Fez ainda menção à inscrição “Cuidado! Frágil!”, colocada junta a caixas e embalagens que trazem produtos frágeis.

Prosseguindo a reflexão, destacou a confiança de Deus em Maria, confiando a ela o cuidado de seu próprio Filho e o quanto Maria se dedicou integralmente a este cuidado. Também recordou a agem bíblica do Antigo Testamento, na qual se diz que “Deus cercou seu povo de cuidados ao encontrá-lo no deserto, sujeito a perigos” (cf. Dt 32, 9-11). “Cada um de nós é cuidado com carinho por Deus, pois somos importantes para Ele. E, se Maria, Mãe de Jesus, cuidou com tanto zelo do Filho de Deus, também cuidará de nós”, garantiu, incentivando o povo a apresentar com confiança as próprias angústias e aflições a Nossa Senhora. Frei Douglas ainda brincou com mais uma comparação, fazendo analogia entre a figura de Nossa Senhora e o “plástico bolha”, utilizado para envolver e proteger itens frágeis a serem transportados. “Espero não estar cometendo um deslize, mas Maria poderia ser comparada a este ‘plástico bolha’ que nos proteja dos perigos da vida”, comparou.

A atitude de cuidado no seio das famílias também foi tema da bênção do dia, quando os participantes foram incentivados a trazer fotos de familiares, em papel ou no telefone celular, para serem abençoadas. Antes da bênção, o guardião do Convento, Frei Gabriel Dellandrea pediu a todos que se dessem as mãos e rezassem juntos pela família, recordando que, na Igreja, todos formam uma só Igreja. Em seguida, após a bênção, Frei Gabriel pediu ao Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, que fizesse a aspersão da água benta aos frades, recordando que também eles formavam uma família. Momento marcado pela emoção em que os fiéis apresentaram seus familiares aos cuidados maternos de Nossa Senhora da Penha.

A missa, com início às 16h, foi presidida pelo Padre Bruce Willis Moura, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Guarapari, com a homilia proferida pelo Padre César Delarmelina. Em reflexão, Padre César, fez a analogia entre a agem dos discípulos de Emaús, apresentada no Evangelho desta quarta-feira (Lc 24,13-35), e os ritos da celebração eucarística: “Irmãos e irmãs, esta agem que acabamos de ouvir nos lembra claramente o que se celebra em cada Eucaristia, em cada Missa: primeiro, o Senhor nos fala por Sua Palavra, não é assim? E depois, no altar, Ele parte o pão para nós. Assim como outrora com os discípulos, Ele hoje também nos revela as Escrituras e parte o pão para nós”, esclareceu. E também comparou a atitude dos discípulos de Emaús com a possível postura com que os fiéis chegam ao Convento da Penha: “Quantas vezes nós também subimos esta colina sagrada como aqueles discípulos a caminho de Emaús — talvez desanimados, cansados, sem saber o que fazer, com graças a pedir, luzes a suplicar. Quantas vezes isso nos acontece. Quantas vezes somos lentos para crer, como aqueles discípulos. Mas aqui, neste lugar sagrado, ao encontrar o Senhor na Palavra e na Eucaristia, voltamos. Voltamos, mas não do mesmo jeito que viemos: voltamos como peregrinos da esperança”, exortou.

A área responsável pela liturgia nesta quarta foi a de Benevente. Ao final da celebração apresentaram uma singela e bonita homenagem, com a oferta de um buquê de rosas por um casal da Comunidade Santa Rosa de Lima, da Paróquia da Sagrada Família, de Guarapari. Nas palavras introdutórias, ternura e gratidão à Virgem da Penha:

“Ó Mãe das Alegrias, neste dia especial, nós, da Área Pastoral Benevente, vossos fiéis e amados filhos, mais uma vez nos reunimos para agradecer as inúmeras graças e bênçãos que, do alto deste penedo, tendes derramado sobre cada um de nós. Este lugar sagrado transformou-se em uma fonte inesgotável de esplendor e esperança. De Norte a Sul de nosso Estado, sentimos-nos acolhidos sob o vosso manto protetor, e, em cada gesto amoroso, estendeis as mãos maternas ao nosso coração. ‘Não estou eu aqui, que sou tua Mãe? Acaso não cuido de ti?’ Coragem, meus filhos! Há mais de 400 anos, nossos olhares se voltam com reverência a este lugar de graça e beleza. Como peregrinos da esperança, não há quem e por este convento sem elevar uma prece, lançar um olhar de fé e sentir-se acolhido pelo vosso amor de Mãe. Obrigada, doce Senhora da Penha. Neste imenso jardim da vida, sois a rosa mais perfumada entre todas as flores. E nós, pequenos e frágeis, nos colocamos aos vossos pés neste dia de veneração e amor sincero. Como filhos devotos, hoje trazemos até vosso altar o nosso olhar, repleto de amor e gratidão, para reconhecer que sois nossa Mãe, e que, neste santo lugar, sempre podemos repousar em vosso colo materno, onde encontramos aconchego, consolo e paz”.

Neste 4º dia do Oitavário, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha visitou a área pastoral de Serra-Fundão:

Sobrevoo ao Convento e ao percurso da Moto Romaria

Na manhã desta quinta-feira, a convite da Polícia Rodoviária Federal, o Guardião do Convento, Frei Gabriel Dellandrea, e Frei Augusto Luiz Gabriel participaram do sobrevoo de helicóptero em preparação da Moto Romaria em honra a Nossa Senhora da Penha, que ocorrerá na manhã de domingo, dia 27 de abril, com saída de Viana em direção ao Parque da Prainha. Na programação noturna desta quarta;, Noite Mariana, com a cantora Adriana Arydes.


Equipe de comunicação da Festa da Penha:
Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei Gustavo Medella, Frei Roger Strapazzon