4u2257

Com Maria 6x3865 quase três milhões de Peregrinos de Esperança - Notícias - Franciscanos Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM 3r4f5y

Com Maria, quase três milhões de Peregrinos de Esperança 581w39

29/04/2025

Notícias

Vila Velha (ES) – “Com Maria, Peregrinos de Esperança”. A Festa da Penha 2025 foi uma peregrinação de peregrinações. De acordo com a organização, 2,7 milhões de fiéis participaram das celebrações, romarias, apresentações musicais que marcaram estes nove dias da Festa da Padroeira do Estado do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha. Os números são superlativos porque revelam o tamanho da fé e da devoção que movimentam tamanha multidão. A Festa da Penha é uma grande Peregrinação de peregrinações, tanto no aspecto geográfico quanto existencial e espiritual, uma jornada que abraça o ser humano por inteiro na ternura de uma Mãe que vela e cuida de seus filhos e filhas.

Para a Missa de encerramento, o Parque da Prainha ficou repleto de fiéis e devotos que participaram da celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Ângelo Ademir Mezari, que participou pela primeira vez da Festa da Penha. Concelebraram com o Arcebispo, outros seis bispos: Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Cachoeiro do Itapemirim, Dom Paulo Bósi Dal’Bó, Bispo de São Mateus, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Bispo de Colatina, e Dom Décio Sossai Zandonade, Bispo Emérito de Colatina, o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, o Guardião do Convento, Frei Gabriel Dellandrea, e o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, Padre Claudio Alves Moreira e cerca de cem padres. Também estiveram presentes os seminaristas da Arquidiocese de Vitória e de outras Dioceses Capixabas. O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e sua esposa, Maria Virgínia Moça Casagrande, o vice-governador, Ricardo Ferraço, o Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, a esposa, Andressa Barcelos, além de representantes do Legislativo Federal e Estadual, e os prefeitos da Capital, Vitória, e outras cidades da Região Metropolitana de Vitória.

No início da homilia, o arcebispo fez uma menção especial ao Papa Francisco, falecido na segunda-feira, 21 de abril: “Tivemos entre nós um rosto amoroso e misericordioso de Deus, nosso Papa Francisco, Pastor de nossa Igreja, que revelou nas suas palavras e nos seus gestos, o amor e a misericórdia de Deus, mais o amor à maternidade de Maria, tanto assim que quis ser sepultado ao lado de uma capela mariana. O papa que nos revelou durante o seu pontificado como é grande e maravilhosa a maternidade de Maria. No nosso coração, vamos dizer obrigado, ‘Papa Francisco’”, convidou o povo a homenagear o Santo Padre.

Mencionando a presença de Maria como “Peregrina de Esperança”, destacou a presença d’Ela nos momentos centrais da vida de seu Filho: “Maria caminhou com o seu Filho, desde quando acolheu o chamado de Deus para ser a Mãe do Salvador. Até os pés da cruz, até o Cenáculo, com os Apóstolos, recebendo a força do Espírito Santo”, destacou. Também atualizou a proximidade de Nossa Senhora na caminhada da Igreja: “Nesse caminho com Maria, nós somos peregrinos e peregrinas de esperança. Quem de nós não sentiu nesses dias, nessa festa tão bela de Nossa Padroeira, Nossa Senhora da Penha, que Maria está conosco, caminha conosco, vai ao nosso lado, porque ela nos leva, nos mostra, carrega, como vimos no Evangelho, Jesus, a grande esperança”, recordou.

Ao final da celebração, diante do bom êxito da Festa, o Guardião, Frei Gabriel Dellandrea, agradeceu a todos os envolvidos na realização da Festa da Penha. Confira o texto na íntegra:

“’Pra quem tem fé, a vida nunca tem fim’: começo este agradecimento recordando esta frase da música ‘Anjos’ do cantor Marcelo Falcão, da banda ‘O Rappa’. Esta afirmação resume com clareza a perspectiva pascal: cremos na eternidade. Optamos por acreditar que a vida sempre continua. E a partir dessa certeza da fé, muitas outras coisas não tem fim. Por isso, parafraseando a sentença acima, afirmo algumas verdades que intui sobre esta Festa da Penha:

‘Pra quem tem fé a fraternidade nunca tem fim’: agradeço a presença fraterna de nosso arcebispo Dom Ângelo. E tomo a liberdade de dizer: ‘Obrigado, Papa Francisco, porque antes de você partir, nos deixou um excelente pastor, próximo e reverente com nossa história’. Também agradeço a Dom Andherson por todo o empenho na organização desta Festa. Estendo também essa gratidão aos demais bispos que recordam a unidade deste regional da CNBB. Esta fraternidade também se estende com todos os irmãos presbíteros, diáconos e seminaristas. Mas pessoalmente, agradeço aos frades da minha fraternidade ou de outros lugares que com muito esmero me fazem acreditar na fraternidade sem fim!

‘Pra quem tem fé o apoio nunca tem fim’: agradeço a todos os patrocinadores, e estendo minha saudação ao Governo do Estado do Espírito Santo e à Prefeitura Municipal de Vila Velha. Além disso, agradeço aos demais poderes públicos que nos ajudaram nesta festa, bem como a Associação dos Amigos do Convento da Penha e outras instituições. O apoio também veio das empresas que prestaram seus serviços para a Festa, a quem também agradeço imensamente”.

Logo após a celebração, houve show com o Padre Reginaldo Manzotti. Ao final do Show, houve a retirada da imagem para a Procissão de volta ao Convento. Foi um momento de forte emoção quando Nossa Senhora da Penha, conduzida pelos frades que levaram o andor até o Convento, os fiéis acenaram e ofertaram cantos, preces e acenos à Mãe dos Capixabas. Junto ao portão principal de o ao Convento, o Guardião, Frei Gabriel, pediu a todos que rezassem pelos frades: “Amanhã bem cedo começa tudo de novo. Nossa fraternidade estará a postos para atender os romeiros na Casa da Mãe. Por isso, rezem sempre por nós frades, pois buscamos oferecer o nosso melhor na missão que aqui realizamos”, pediu, celebrando o bom êxito da Festa da Penha com um forte grito de “Viva” à Mãe dos Capixabas. Viva Nossa Senhora da Penha.

A Festa da Penha 2025 contou com a participação ativa e efetiva de quinze frades que se somaram ao grupo de seis irmãos que já compõem a Fraternidade do Convento da Penha. Foram nove dias de Festa, com mais de cinquenta missas e quatorze romarias. Esta foi a 455ª edição da Festa da Penha, no ano em que a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil celebra seu 350º aniversário.


Equipe de comunicação da Festa da Penha:
Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei Gustavo Medella, Frei Roger Strapazzon