4u2257

Lançada ação em defesa da Casa Comum com parceria do Conexão Fraterna 346n15 Notícias - Franciscanos Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM 3r4f5y

Lançada ação em defesa da Casa Comum com parceria do Conexão Fraterna 6zh2x

27/05/2025

Notícias

Na última sexta sexta-feira (23/05), durante uma transmissão ao vivo, foi oficialmente lançada a “Ação Francisclariana em Defesa da Casa Comum”, iniciativa que reúne entidades francisclarianas de todo o Brasil em mobilização ecológica e espiritual.

O Conexão Fraterna, projeto que nasceu 2018, durante o 3º Encontro Nacional Franciscano de Juventudes, em Vila Velha (ES), é parceiro desta iniciativa, unindo esforços para promover justiça socioambiental e celebrar a herança de São Francisco e Santa Clara.

O evento foi apresentado por Ir. Glenda Sábio, IFPCC, e Frei Lorrane Peret, OFM. A abertura contou com o canto do Cântico das Criaturas na versão de Zé Vicente, em celebração aos 800 anos dessa oração de louvor à criação, e aos 10 anos da publicação da encíclica Laudato Si’ pelo Papa Francisco. “Cuidar da Casa Comum é Evangelho Vivo”, destacou Frei Lorrane, lembrando que “Francisco e Clara inspiram o amanhã que começa hoje”.

Em seguida, o secretário nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação, Lucas Lins (DHJUPIC/SINFRAJUPE), fez um alerta político: “Dizemos não ao PL da devastação aprovado no Senado – um retrocesso de 50 anos na legislação ambiental do Brasil”. Lucas reforçou o chamado ao clamor da terra e dos pobres, lembrando que a família franciscana sempre esteve presente nas primeiras discussões mundiais sobre mudanças climáticas.

O momento político-profético seguiu com Frei Rodrigo Peret, que comentou sobre a carta política da ação: um guia de peregrinação rumo à COP30, em Belém do Pará, e à Cúpula dos Povos, em novembro de 2025. “Esta peregrinação é um grito de fé encarnada: denúncia das falsas soluções que destroem a vida e anúncio de alternativas vivas”, afirmou Frei Rodrigo.

Para operacionalizar a mobilização, Frei Alex, vice-presidente da CFFB, detalhou o roteiro que percorrerá os 17 regionais da família francisclariana, levando um símbolo criado pelo Frei Fábio Vasconcelos, com imagens das cinco grandes regiões brasileiras e a logomarca dos 800 anos do Cântico das Criaturas. Cada fraternidade local está convidada a aderir, promovendo caminhadas, ações ecológicas, celebrações comunitárias e atos de sensibilização.

No encerramento, a irmã Fátima Alessa, articuladora da Economia de Francisco e Clara, compartilhou uma emocionante poesia-oração que conclamou a “erguer bandeiras por uma economia justa, solidária e fraterna”, inspirada em São Francisco e Santa Clara. Foi reforçado o convite a todos: promover e divulgar a ação em suas comunidades, conectando-se pelas redes sociais e inscrevendo-se no link disponibilizado no Instagram oficial @sinfrajupe.oficial.

Parceria e próximos os

O Conexão Fraterna reafirma seu compromisso como parceiro desta grande mobilização, oferecendo e na divulgação, formação de redes de voluntariado e articulação de eventos locais. Além disso, no dia 25 de maio, foi dado início à Semana Laudato si’, com programação especial de reflexões, celebrações e ações práticas que celebram o cuidado com a Casa Comum, em sintonia com o espírito da encíclica e do Cântico das Criaturas.

Que esta peregrinação francisclariana seja, para todos, uma verdadeira jornada de fé, esperança e conversão ecológica – “um mundo onde caibam muitos outros mundos”.

Sobre o Conexão Fraterna

Tudo começou com um sonho, que virou projeto de conclusão de curso e expandiu entre os jovens.

Uma iluminação bíblica oferecida pelo Papa Francisco por ocasião do 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado, em junho de 2019, foi uma importante inspiração para a jovem Thaís de Oliveira Pereira, então com 25 anos, natural de Duque de Caxias (RJ), durante a apresentação de seu trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo, no Centro Universitário Carioca (UniCarioca) no dia 14 de junho daquele ano, que teve como produto final a Revista Conexão Fraterna.

Thaís foi a idealizadora do blog e da revista “Conexão Fraterna”– criado em 2018, fruto do 3º Encontro Nacional Franciscano de Juventudes (ENFJ), que ocorreu em Vila Velha (ES). O evento teve como objetivo aproximar as juventudes do Carisma Franciscano.

Segundo Frei Augusto Luiz Gabriel, coordenador do projeto, o Conexão Fraterna pode ser entendido tanto como um ideal de relacionamento humano baseado na fraternidade quanto como um projeto concreto que visa disseminar os valores franciscanos entre as juventudes. “Digamos que o projeto atua como um espaço de evangelização e reflexão, abordando temas como espiritualidade, juventudes, missão, cuidado com a criação e vida comunitária, sempre inspirados nos valores de São Francisco de Assis. Por meio de colunas como “Diálogos Fraternos”, “Conexão OFS”, “Conexão Evangelho”, “Em Fraternidade” e outras, o projeto busca incentivar a vivência da fé e da espiritualidade entre os jovens. Além disso, é um importante meio de comunicação com os jovens de nossa Província, principalmente em assuntos relacionados aos eventos promovidos para as juventudes.

O frade explicou que o “Conexão Fraterna” não é exclusivo de nossa Província da Imaculada Conceição do Brasil, pois envolve diversos membros e voluntários da Família Franciscana, além daqueles que se propõem a contribuir com valores inspirados em São Francisco, a favor da vida e da preservação da Casa Comum.


Frei Augusto Luiz Gabriel e Adriana Rabelo Rodrigues

Fontes: https://conexaofraterna.com.br/2025/05/23/lancada-acao-em-defesa-da-casa-comum-com-parceria-do-conexao-fraterna/

fransicanos.org.br