4u2257

Federação das Associações Muçulmanas do Brasil lamenta morte do Papa Francisco 3w3s1v Notícias - Franciscanos Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM 3r4f5y

Federação das Associações Muçulmanas do Brasil lamenta morte do Papa Francisco 14a38

22/04/2025

Notícias

Desde os primeiros anúncios sobre o falecimento do Papa Francisco, nesta segunda-feira, 21 de abril, lideranças religiosas de diferentes partes do mundo têm manifestado suas condolências pela perda da principal liderança da Igreja Católica.

Ao longo de sua trajetória, Francisco também se destacou por suas importantes posições na promoção do diálogo inter-religioso e na defesa da paz entre os povos.

Numa demonstração de unidade e vínculo de respeito, amizade e irmandade entre as duas religiões, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil  (Fambras) também emitiu uma nota de pesar manifestando o profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco.

No documento, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil afirma que:

“Para o Islam, assim como pensam os católicos, a morte não é um fim, mas um retorno a Deus. Ao nos despedirmos do Papa Francisco, oramos para que o Altíssimo o receba com Sua infinita misericórdia e que sua caminhada terrena, marcada pelo compromisso com a paz, a justiça e a reconciliação, seja honrada nos Céus assim como foi irada na Terra. Que seu legado permaneça como inspiração para todos os que acreditam em um mundo mais fraterno.”

Clique aqui e e a Nota de Pesar da Fambras.

Caminhada pela unidade e pela paz

Em 2019, o Santo Padre esteve nos Emirados Árabes Unidos, consolidando a primeira visita de um Papa na Península Arábica. Naquela região, Papa Francisco reafirmou seu compromisso de fortalecer o diálogo entre cristãos e muçulmanos, na caminhada e confiança recíproca de irmãos.

Antes dessa peregrinação, Papa Francisco já havia feito várias viagens a países com maioria muçulmana desde o início de sua missão petrina no mundo inteiro. Importante recordar a viagem de maio de 2014, quando o Papa foi à Jordânia, primeira etapa de sua peregrinação à Terra Santa.

No mesmo ano da peregrinação do Pontífice ao Islã (2019), a Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB) e a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil promoveram, no dia 28 de setembro, na Mesquita da Misericórdia Sobem, em São Paulo, um encontro entre católicos franciscanos e muçulmanos. As duas comunidades celebraram a amizade e o diálogo, repetindo o gesto de Francisco e o Sultão.

Na época, os franciscanos de todo o mundo celebravam os 800 anos da histórica visita de São Francisco ao Sultão Al-Malik Al-Kamil, no Egito. Diante do cenário das Cruzadas, onde prevalecia a violência e a intolerância, os dois líderes se abriram para uma conversa franca e fraterna, descobrindo as virtudes e luzes do outro.

O evento foi uma oportunidade de descobrir um novo caminho entre as duas religiões. Na ocasião, o vice-presidente da Fambras, Ali Zoghbi, reforçou a alegria, como muçulmano, de receber os católicos franciscanos e celebrar os 800 anos do encontro entre São Francisco e o Sultão.


Adriana Rabelo Rodrigues

Fonte: /noticias/em-sao-paulo-muculmanos-e-franciscanos-repetem-o-gesto-de-francisco-e-o-sultao.html#gsc.tab=0