4u2257

Convento da Penha realiza Romaria das Mães neste sábado 6i2j5g Notícias - Franciscanos Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM 3r4f5y

Convento da Penha realiza Romaria das Mães neste sábado 2b673m

09/05/2025

Notícias

Vila Velha (ES) – O Convento de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha (ES), será palco de um emocionante encontro. Um momento de fé, oração e alegria, no encontro de mães: mães devotas com a Mãe da Penha. As guerreiras, sonhadoras, amadas e queridas mães, reunidas, em comunhão com a Virgem da Penha, vão realizar mais uma edição da tradicional romaria ao Convento.

A Romaria das Mães será realizada neste sábado, 10 de maio, no Campinho do Convento. A subida começará no início da tarde, a partir do portão do Convento. No Campinho, às 14h, haverá animação e acolhida das mães. A Santa Missa terá início às 15h e será presidida pelo Frei Paulo César Ferreira, Vigário do Convento.

Em sua 69ª edição, a organização promete uma festa bem bonita, além da tradicional intenção de oração pelas mães vivas mas também pelas mães que já têm o privilégio do convívio no céu. Algumas surpresas também irão emocionar bastante as fiéis, especialmente uma apresentação de mães e filhas. Uma novidade deste ano é a presença da equipe de música que animou o Oitavário da Festa da Penha, que é composta pelo Frei Paulo César Ferreira.

Os freis do Convento reforçam o convite aos filhos, para que eles possam presentear as mães levando elas ao Convento, afinal, como geralmente as mães sempre rezam pelos filhos, também os filhos, devem rezar pelas mães e com as mães. “A Romaria mantém uma tradição e uma alegria muito especial. Ao longo do tempo, as mães tornam esse dia mais bonito e mais tradicional. Cultivam a memória de comprar flores ou presentes para o dia dedicado a elas e fazem questão de subir ao Convento para agradecer a Mãe da Penha”, enfatiza Frei Gabriel Dellandrea, Guardião do Convento.

As mamães falecidas não serão esquecidas, é o que garante o Vigário do Convento. “Todos os dias nós recordamos as nossas mães, às vezes aquelas que estão distantes e que não vemos há algum tempo, mas também aquelas que nos precederam, nos anteciparam no céu. Especialmente aqui no Convento, muitos filhos vêm para rezar pelas mães, avós, tias que já partiram. Aqui, todos sentem o consolo de Deus, o conforto de colo de mãe. Portanto, participar desta romaria das mães é recordar, a vida das nossas mães já falecidas”, afirma.

Para Maria José Quintaes, uma das organizadoras da Romaria das Mães, a tradição de levar flores está mantida e ao final haverá uma surpresa para as mães. “A romaria começou com uma tradição das mulheres que cultivavam flores – a maioria do interior do estado -, traziam essas flores para oferecer à Nossa Senhora da Penha. Nós mantivemos esse costume e até hoje acolhemos as mulheres que trazem flores e no final além da bênção tem uma surpresa”, destaca.

Maria José ainda lembra que muitas mulheres que têm dificuldade para engravidar participam da romaria, rezam pedindo a intercessão de Nossa Senhora e no ano seguinte voltam para agradecer pelo dom da maternidade. “Todo ano tem um testemunho de alguma mulher que tem problemas para engravidar, mas que pediu a Deus pela intercessão de Nossa Senhora e conseguiu se tornar mãe.

História da Romaria

A Romaria das Mães teve início em 1956, quando as mulheres do Interior do Estado aproveitavam a vinda à Capital para compra dos presentes de Dia das Mães, para oferecer flores a Nossa Senhora da Penha. Como grande parte delas não conseguia participar da Festa da Penha, por conta da dificuldade de chegar até Vitória, o sábado que antecedia o Dia das Mães era a oportunidade delas homenagearem Nossa Senhora da Penha.


Assessoria de Comunicação Convento da Penha