Mais de 5 mil pessoas participam da Romaria das Mães no Convento da Penha 5k3v2j
12/05/2025
Vila Velha (ES) – O Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha (ES), ficou repleto de cores, flores e sentimentos de amor. A tradicional Romaria das Mães chegou à 69ª edição e reuniu mais de cinco mil pessoas aos pés da Mãe da Penha, na tarde deste sábado,10 de maio, véspera do Dia das Mães. O encontro foi motivado por uma celebração orante, devocional e emocionante, com objetivo de homenagear a Mãe da humanidade.
O evento é uma ação de graças pelas bênçãos recebidas, sobretudo àquelas que tiveram o dom da maternidade. Assim, cada uma no seu jeito, com sua prece, da sua forma, com seu modo de rezar, do seu costume de louvar. Foi assim o encontro de mães emotivas, sorridentes, alegres, silenciosas… As mamães na terra, agradecendo a Mãe do Céu.
Antes da Santa Missa, a voluntária e organizadora Maria José Quintaes acolheu as mulheres, anunciou os estandartes e faixas com os nomes das paróquias, contou a história da Romaria e ainda convidou os fiéis a rezarem por intenções especiais como o Papa Leão XIV e por toda a Igreja. Zezé animou e fez preces a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, especialmente por quem tem o sonho de ser mãe. As mães falecidas também foram lembradas, quando muitas mulheres se emocionaram ao lembrar de suas mães.
Ainda antes da Celebração, Frei Paulo César Ferreira emocionou a todos ao cantar “Ilumina”, canção do Padre Zezinho, conclamando: “Minha prece de mãe é que meus filhos vivam em paz”. Logo após, teve início a Missa com procissão e entrada da Imagem de Nossa Senhora da Penha, que foi conduzida ao altar, pelos filhos voluntários e colaboradores do Convento, juntos com suas mães.
“É com satisfação, com muita gratidão no coração e com muita fé, saudamos a todas as mães aqui presentes e imploramos dos céus, por intercessão da Mãe Maria, pela vida de todas as mães que acorrem a este Santuário, também por todas as mães já falecidas, que nos precederam na Eternidade”, inaugurou Frei Paulo.
Na homilia, o Vigário do Convento falou diretamente às mães. “Vocês enfeitam, embelezam nosso Campinho hoje. Queremos celebrar e homenagear todas as mães. Todas as mães aqui presentes e aquelas em comunhão pelas redes sociais, exultam de alegria no Senhor pelo dom de sua maternidade. Nelas, o Senhor faz germinar seus filhos e filhas. Em nossos lares, de seus lábios, o Senhor Deus faz brotar sua justiça e seu louvor. Queridas mães, vocês são um presente de Deus para nós, um sinal do seu amor por nós!”
Frei Paulo refletiu o papel de Maria no cumprimento da história de salvação. “Maria, nossa Mãe, nos ensina a escutar seu Filho Jesus, pois tudo que Deus Pai realiza em nós e no mundo, Deus o faz através do seu Filho Amado Cristo Jesus. Em Cristo, Deus nos escolhe, nos liberta, nos reúne, realiza a herança prometida e concede o dom do Espírito Santo e Nossa Senhora nos pede que façamos tudo o que seu Filho disser, para nosso bem, para glória de Deus como único absoluto, a quem somente cabe todo louvor”.
“Todas as mães, como a Mãe de Jesus – continua Frei Paulo -, costumam estar muito atentas a cuidar de todos na casa, para que não falte o necessário. Na festa da vida, não pode faltar o amor! Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, nos recomenda ao amor de seu Filho. Tudo por amor, nada sem amor. É o amor de Cristo que nos une. Marido e mulher, é o amor de Cristo que nos une, pais e filhos, comunidade de fé… Sem o amor de Jesus a festa da vida perde a graça. Maria representa os que têm fé em Jesus, os que dão ouvidos ao que Ele diz”, enfatizou.
Por fim, completou: “Mãe rima com amor! Amor de Deus, amor criador, amor cuidador! Parabéns, queridas mães!”
Após a Liturgia Eucarística, o momento de homenagem emocionou a todos. Filhos com suas mães, ofereceram flores à Nossa Senhora, cantando “Maria da Minha Infância”, recordando ainda as mães falecidas, os tempos em que muitas famílias se reuniam em volta da mesa para tomar refeição e celebrar datas especiais.
A devota Luana da Penha SantAna Volkers participou da Romaria com a sobrinha. Ela está grávida e é seu primeiro Dia das Mães como mãe. “Sinto muita alegria e gratidão, principalmente este ano que é meu primeiro Dia das Mães, só gratidão, foi uma bênção, principalmente na quaresma. Pedi muito a Nossa Senhora a graça de ser mãe e meu filho agora está no forninho, é uma bênção ser mãe, uma coisa maravilhosa”, destacou emocionada.
- Luana
- Nolizea
- Suellen
- Rita (camiseta roxa)
Também muito emocionada, a mamãe Nolizea Castello contou que participar da Romaria é uma tradição. “Para mim, a importância de estar aqui vem de família, de tradição. Minha avó é muito católica, muito devota, ou isso para minha mãe, para minhas tias. E isso vem de geração em geração, tenho lembranças minhas aqui, quando eu era pequena. E hoje, é muito importante estar aqui porque estou aqui com meu filho. Nós amos por um momento difícil no nascimento dele e Nossa Senhora esteve com ele o tempo todo, por isso estamos aqui para agradecer”, contou.
Suellen Ascaciba também rezou com a família em ação de graças pela vida da pequena Aurora. “Nosso sentimento é de agradecimento pela saúde da Aurora. Ela ou sete dias internada com pneumonia e bronquiolite, nosso propósito foi então em vir para agradecer pela vida dela. A romaria é um momento de agradecimento e fé, agradecermos a Nossa Senhora por toda intercessão, por nunca nos deixar sozinhos”, disse.
Rita Magnago lembrou de sua mãe. “Estar aqui traz para nós um sentimento de agradecimento pela Mãe Maria, por tudo que ela fez por nós e para mim e minhas irmãs, uma lembrança da nossa mãe, porque nós vínhamos com ela, agora que ela não está com a gente, é uma forma de lembrarmos dela. É um momento de fé, fizemos a subida rezando, nós oramos por todas as mães, pelas famílias que precisam de intercessão, porque é um desafio ser mãe, um desafio ser mulher, mas temos que caminhar em oração, ter fé e caminhar com Maria, confiar na sua intercessão junto ao Pai”.
Assessoria Convento da Penha