“Adolescentes são flores no jardim de Nossa Senhora”, diz Frei Gustavo Medella na Romaria dos Adolescentes 2j85f
26/04/2025
Vila Velha (ES) – No 7º dia da Festa da Penha, neste sábado, 26 de abril, o Convento da Penha foi tomado pela alegria, pela fé e pelo entusiasmo de milhares de participantes da tradicional Romaria dos Adolescentes.
A caminhada começou no Parque da Prainha, em Vila Velha (ES), onde os jovens se reuniram para começar a rezar e meditar os Mistérios Gozosos do Santo Terço – a encarnação do Filho de Deus, a visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, o nascimento do Salvador, a apresentação do Menino Jesus no templo e o encontro de Jesus entre os doutores. Cada o dado na ladeira do Convento foi permeado por oração, reflexão e o espírito juvenil de quem busca, com fé, um mundo melhor.
A Celebração Eucarística, no Campinho do Convento, foi presidida por Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, que fez questão de subir a pé a ladeira, junto com os adolescentes e seus acompanhantes e responsáveis.
Logo na acolhida, Frei Gustavo Medella, vigário provincial da Província da Imaculada Conceição, emocionou a todos com palavras que arrancaram sorrisos, aplausos e lágrimas de gratidão:
“Muito obrigado pela presença, Padre Lucas, Padre Bruce Willis, Padre Vicente, seminaristas e todos os que estão aqui presentes, coroinhas, a serviço dessa liturgia, muito, muito obrigado. Acolhida especial a vocês também, irmãos e irmãs, adolescentes, e eu quero agora então, como gesto de acolhida alegre, fraterna, entusiasmada, bem ao estilo do jovem e do adolescente, pedir três salvas de palmas. Todas três, muito animadas. Vamos lá, a primeira. A primeira a vocês, adolescentes. Vocês tornam esse convento muito mais bonito. Como aos pés de Nossa Senhora nós temos essas flores, cada um de vocês é uma flor, não importa a cor, o tamanho, a mentalidade, todos somos queridos, amados por Deus e enfeitamos o jardim de Deus. Por isso, para vocês, uma imensa salva de palmas”.
Frei Gustavo continuou, pedindo uma segunda salva de palmas para catequistas e lideranças que dedicam sua vida a acompanhar adolescentes na fé: “Mesmo não tendo mais a idade de vocês, a energia de vocês, essa gente faz um trabalho de herói e por isso merece a nossa gratidão, o nosso carinho e o nosso aplauso, todos os catequistas e aqueles que trabalham com os adolescentes. Muito obrigado”.
E, por fim, homenageou aquele que chamou os jovens a “fazerem bagunça santa” na Igreja: “A terceira salva de palmas é para um grande amigo dos jovens e dos adolescentes. E agora já é de vocês um intercessor no céu. Ele pede a vocês que deem trabalho para a Igreja, que causem uma revolução dentro da Igreja, que saiam e sejam testemunhas da Igreja. O nosso amado e já muito saudoso Papa Francisco”.
“Com vocês, este Campinho está mais bonito”
A acolhida calorosa de Frei Gustavo preparou o espírito dos adolescentes para a homilia de Dom Andherson, que iniciou agradecendo a presença de todos, saudando os padres, seminaristas e fiéis, e compartilhando uma experiência pessoal:
“Eu digo a vocês, e muitos já sabem, eu sou fruto de um cuidado como esse que vocês têm. Eu ainda tinha 16 anos, não participava da vida de fé. E eu falo isso para vocês também, adolescentes. Não participava da Igreja, mas quando voltei, uma pessoa generosa me acolheu, me acompanhou, me ofereceu o maior tesouro da minha vida”.
Dom Andherson destacou a importância dos adultos que, com generosidade, investem tempo e carinho no acompanhamento espiritual dos adolescentes: “Vocês fazem um bem a eles e à Igreja. Vocês comunicam um tesouro que não tem preço e muda a história da vida de cada um. E ao mudar a história da vida deles, muda a história de sua família, de sua comunidade, muda a história do mundo”.
Com um sorriso no rosto, Dom Andherson exclamou: “Meus amados adolescentes, como disse hoje, este Campinho está mais bonito! A Igreja da Arquidiocese de Vitória, o Estado inteiro, tem hoje um coração adolescente que ama a Cristo!”
Inspirado pelo Evangelho, o bispo lembrou a todos a grande missão dada por Jesus: “Maria, na imagem da Virgem da Penha, tem por primeiro o menino, por primeiro nós o vemos e ao vê-lo, nós a encontramos, pois ela nos apresenta a Cristo e diz: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’”,
E explicou que a ordem de Jesus, “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”, é um chamado para todos, inclusive para os adolescentes: “Nós nascemos pelo batismo missionários. O cristão católico que compreende o seu batismo diz: ‘Eu sou batizado, eu sou cristão, discípulo de Cristo, missionário do Evangelho’”.
Dom Andherson fez um apelo para que os adolescentes vivam sua missão em casa, na escola, nas redes sociais: “Hoje, as pessoas estão com sede de Deus, sede de generosidade, sede de amor e compaixão, sede da ternura que vem da Mãe, sede de um olhar que nos alcança, onde parece que ninguém nos vê”.
E reafirmou com força: “O coração do Evangelho é Cristo! O Senhor gostaria muito que nós descêssemos aqui do Campinho, primeiro com uma verdade: Eu sou batizado, eu sou cristão, eu sou discípulo, eu sou missionário”.
“Adolescente, creia e coloque no teu coração esta verdade que hoje deve nos iluminar: Jesus nos trouxe aqui para que junto com sua mãe aprendamos a fazer aquilo que Ele disser a nós. E hoje Ele diz essa palavra que deve ser como uma luz no nosso coração: Ide pelo mundo inteiro, anunciai o Evangelho a toda criatura”, frisou.
Antes de concluir, Dom Andherson convidou todos a fazerem um instante de silêncio, respondendo a Deus: “Sim Senhor, contigo eu quero ir ao mundo inteiro, anunciar o Evangelho a toda criatura”.
Equipe de comunicação da Festa da Penha:
Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei Gustavo Medella, Frei Roger Strapazzon