4u2257

Penha peregrina 6j1e3i Igreja em saída no dia em que Francisco parte - Notícias - Franciscanos Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM 3r4f5y

Penha peregrina: Igreja em saída no dia em que Francisco parte 96i1o

21/04/2025

Notícias

Vila Velha (ES) – No dia que o mundo lamenta a partida do Papa Francisco, após luta intensa contra uma enfermidade, a programação da Festa da Penha teve início bem cedo, atendendo a um dos constantes apelos e sonhos do Sumo Pontífice, a que ele chamava de “Igreja em Saída”. Às 6h, uma comitiva formada pelos frades e por voluntários da Corrente da Penha se dirigiu à localidade de Flexal, na periferia de Cariacica, levando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Penha para um encontro com o Povo das Paróquias da Área Pastoral Cariacica Viana. O encontro ocorreu na rotatória que divide as localidades Flexal I e Flexal II, no território da Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Quando a comitiva chegou, os fiéis já estavam a postos com música, bexigas e fogos para acolher a ilustre visita da Mãe da Penha. Na primeira palavra de acolhida, o Pároco, Padre Carlos Antônio Conceição convidou os presentes a um momento de oração silenciosa em honra e gratidão ao Papa Francisco e ao precioso legado que ele deixa à Igreja. Momento de comoção e ação de graças. Logo após, também houve uma saudação especial à Virgem da Penha, cuja visita da imagem alegrava aquele início de manhã. Com sol já apresentando seu vigor, a procissão seguiu, em direção à Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Fiéis de todas as idades acompanharam o cortejo. O pequeno Davi Soares Nunes, filho da funcionária pública Cleide Leite Soares Nunes, veio no colo da mãe, carregando o terço. “A caminhada é tudo em nossa vida. Se não ensinarmos a criança, desde pequenininha a caminhar na fé, na Palavra e nos ensinamentos, ela não consegue sentir este amor”, explicou a mãe, contando ainda que, quando recém-nascido, o menino teve um parto de risco no qual ela sentiu a presença e a interseção amorosa de Nossa Senhora. Em agradecimento, o pequeno Davi, apesar da pouca idade, neste ano terá sua segunda participação na Romaria dos Homens junto com a família.

No toque da percussão, animando o grupo com canções de homenagem a Maria, estava a musicista Bruna Leite, da Comunidade São Bernardo de Claraval, que começou sua formação em música num projeto social dirigido por irmãs junto à Comunidade. Hoje, já profissional, ela se sente grata e honrada em emprestar seus talentos para homenagear a Mãe de Jesus. “É muito gratificante recebermos aqui a visita de nossa Mãe e Padroeira”, destacou.

Para o Pároco, Padre Carlos Antônio, a visita foi ocasião de renovar a esperança e a alegria. “Nós nos sentimos honrados em termos sido escolhidos como primeiro lugar a receber na festa deste ano a visita da imagem peregrina”, declarou. Padre Carlos é autor do Hino em homenagem a nossa Senhora da Penha cantado a plena voz pela comunidade do Flexal. Diz a letra: “Hoje é dia de festa, gratidão e alegria a Nossa Mãe e Padroeira: Virgem da Penha! Flor de mil nomes, padroeira do Flexal, roga a Deus por nós, Santa Maria, livra-nos do mal”.

Frei Pedro Oliveira, atualmente residindo em Colatina, nasceu e se criou na região. Ele também fez parte de comitiva e não escondeu seu contentamento e emoção: “É um sonho realizado. A Mãe sair do Santuário dela para visitar uma região, de fato, periférica. Eu me lembrei de quando ela foi visitar sua prima, Isabel. Então hoje ela veio visitar sua prima Isabel, que é esta comunidade, uma região de muitos desafios, que também e parte da minha história e da minha caminhada, onde tudo começou”, recordou Frei Pedro.  Para o Guardião do Convento, Frei Gabriel Dellandrea, as visitas da Imagem da “Penha Peregrina” retrata o espírito e a proposta da Festa da Padroeira dos capixabas: “A Festa da Penha não acontece só no Convento. Ela se espalha por toda a Região Metropolitana da Grande Vitória e por isso foi uma alegria muito grande estarmos aqui hoje”, disse Frei Gabriel, compartilhando do momento de grande alegria vivido pela Comunidade.

Depois da chegada da imagem de Nossa Senhora à igreja matriz, houve a celebração da Missa, presidida pelo pároco, concelebrada pelos diáconos da Área Pastoral Cariacica Viana e também com a participação dos freis. Em seguida, um saboroso café da manhã compartilhado, preparado com muito carinho pela paróquia anfitriã. Antes de retornar ao Convento, a imagem peregrina percorreu em carro aberto, acompanhada pelos paroquianos, o território da Paróquia, levando bênção e esperança por onde ou. Nesta terça-feira, dia 22 de abril, a imagem da Penha Peregrina visitará o Santuário São José de Anchieta, na Área Pastoral Benevente.

Oitavário teve homenagem ao Papa Francisco e contou com a coordenação da Área Pastoral Serrana

O segundo dia do oitavário começou com um momento especial de homenagem ao Papa Francisco, falecido na madrugada de domingo para segunda-feira. Junto ao altar, foi colocada uma foto do Sumo Pontífice e, logo no início do momento devocional, todos foram convidados a rezar silenciosamente pela alma do Santo Padre. Para concluir a breve homenagem a equipe de música executou uma canção composta pela Irmã Mirian Kolling, na despedida do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013. Na composição, a religiosa exalta o olhar, o sorriso e o abraço de Francisco como manifestações do carinho de Deus por seus filhos e filhas.

O tema do oitavário foi a Caridade e a reflexão, dirigida por Felipe Carretta, que destacou as expressões de caridade presentes na vida de Nossa Senhora: “A aceitação de ser a mãe de nosso Salvador, a caridade de visitar sua prima Isabel, a caridade de acompanhar o Filho em seu momento derradeiro, caridade de vê-lo ressuscitado, caridade de presenciar o Pentecostes. A vida de Maria e a caridade são sinônimos”, explicou. Frei Felipe também colocou destaque sobre a presença caridosa da Virgem da Penha, a Senhora das Alegrias, junto ao povo capixaba, como as tantas graças e bênçãos recebidas nestes séculos de história. Houve também a bênção dos alimentos não perecíveis, itens trazidos pelos fiéis para serem doados a instituições de caridade.

 

A missa, coordenada pela Área Pastoral Serrana, foi presidida pelo Padre Robson Lemos, Vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, de Afonso Claudio. A homilia ficou por conta do Padre Jhonatan Rocha do Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, de Santa Maria de Jetibá. Em sua reflexão, o pregador do dia convidou o povo e encarar a partida do Papa Francisco a partir da ótica pascal, pautada na esperança, ressaltando que a Solenidade da Páscoa celebra a fé no Deus da vida. “Nós temos uma fé viva e cremos em um Deus que está vivo”, enfatizou. Na programação noturna, houve mais uma vez o momento devocional do oitavário e a bênção dos casais, conduzida pelo Padre Eder Hoffman, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Morada de Laranjeiras, Serra, com a participação do casal missionário  Ricardo Sá e Eliana.


Equipe de comunicação da Festa da Penha:
Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei Gustavo Medella, Frei Roger Strapazzon